top of page

Afinal, do que é feito o vinho?


vinho uva

Muita gente deve se perguntar: Existe vinho de maçã ou de laranja? O fato é que na maioria dos países já existe legislação que determina que somente podemos chamar de vinho as bebidas fermentadas a partir do suco de uva. Ou seja, praticamente em qualquer lugar do mundo o vinho deve ser necessariamente ser feito de uva!

A segunda pergunta que surge naturalmente é: Podemos produzir vinho a partir de qualquer tipo de uva? Teoricamente, sim. Entretanto, algumas espécies são conhecidas por produzirem vinhos de qualidade superior, conhecidos como vinhos finos. Enquanto outras produzem vinhos mais econômicos, geralmente classificados como vinhos de mesa (vin de table).

No mundo existem mais de 60 espécies de videiras, sendo que a maioria delas tem relevância apenas local. Dentre as diferentes espécies existentes, destacam-se:

1) A Vitis Vinífera: Planta de origem euroasiática. Estima-se que existam entre 5 e 10 mil variedades. Essas uvas são consideradas finas, capazes de produzir um mosto (suco) naturalmente rico em açúcar e com alta concentração de aromas e sabores. Portanto, com alto potencial para produzir vinhos de qualidade. Abaixo, foto de um cacho de Cabernet Sauvignon.

vinho uva Cabernet Sauvignon

2) Vitis Labrusca, Vitis Riparia, Vitis Rupestris e Vitis Berlandieri: Plantas originárias da América do Norte. Consideradas uvas de mesa, geralmente não produzem sucos com alta concentração de açúcar, sendo necessário fazer chaptalização (termo técnico para definir a correção do nível de açúcar do mosto) para se alcançar a graduação alcoólica desejada. Essas espécies são resistentes a filoxera, uma praga que arrasou as plantações de videiras na Europa entre 1850 e 1890. O cruzamento entre a Vitis Vinifera e as Vitis Não-Viníferas permitiu retomar o cultivo da Vitis Vinífera, mesmo em locais onde a filoxera está presente, pelo uso de porta-enxertos resistentes a filoxera. Em outras palavras, a grande maioria dos vinhos produzidos nos dias de hoje provém de videiras plantadas com a técnica de porta-enxerto. Pouquíssimas regiões estão livres da filoxera, o Chile é uma delas, e consequentemente dispensam o uso de porta-enxertos. A seguir, foto de um cacho de uva de mesa.

vinho uva vitis rupestris

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Autor
bottom of page